PPGEM

A Escola de Minas da Universidade Federal de Ouro Preto - UFOP vem formando Engenheiros de Minas por mais de 120 anos, sendo uma instituição de grande tradição e seriedade, além de estar inserida em uma região de intensa atividade mineradora. Seus egressos vêm, ao longo dos anos, ocupando posições de destaque em empresas e órgãos públicos.

O Programa de Pós-Graduação em Engenharia Mineral – PPGEM da UFOP apresenta algumas peculiaridades:

 Localização em região de intensa atividade mineradora;

 Comprometimento explícito com a Engenharia Mineral;

 Disciplinas ministradas ao longo do período letivo, com utilização eventual de cursos de 45 ou 60  horas-aula com oferta semestral;

 Enfoque nos aspectos relacionados ao desenvolvimento sustentável da mineração.

O PPGEM tem por objetivo a formação acadêmica em níveis de Mestrado e Doutorado, qualificando os egressos nos fundamentos e aplicações da Engenharia Mineral (Lavra de Minas e Tratamento de Minérios), preparando-os para o exercício de atividades tanto em instituições de ensino e/ou pesquisa quanto diretamente junto ao sistema produtivo. O profissional formado por este programa deverá possuir uma visão crítica em relação ao desenvolvimento sustentável e suas aplicações. Os trabalhos de pesquisa que vêm sendo desenvolvidos têm um forte apoio de empresas, da região e fora dela, devido à sua aplicação imediata na resolução de problemas da Engenharia de Minas.

Só são elegíveis ao programa os candidatos portadores de diploma de graduação em Engenharia de Minas ou áreas afins, definidas pelo colegiado, devidamente credenciados pelo MEC. As áreas afins dependem da área de concentração em que o candidato irá desenvolver seu trabalho de pesquisa. São consideradas áreas afins: Engenharias, Geologia, Licenciatura e Bacharelado em Química, Química Industrial.


Histórico

O curso de Mestrado em Engenharia Mineral, credenciado pela CAPES, iniciou suas atividades em março de 1998 e forma mestres em duas áreas de concentração: Lavra de Minas e Tratamento de Minérios. O curso de Doutorado tem o mesmo perfil, mas iniciou suas atividades em agosto de 2015.

Pela tradição e localização privilegiada de Ouro Preto, esses cursos propiciam uma grande interação com o setor mineral. Os trabalhos de pesquisa que vêm sendo desenvolvidos são voltados para a resolução de problemas reais das empresas mineradoras, buscando inserir nesses trabalhos um embasamento científico e tecnológico, o que propicia a formação de profissionais de alta qualificação para o setor.


Regulamento e demais normas: clique aqui.

   

Joomla Templates and Joomla Extensions by JoomlaVision.Com

Programa de Pós-Graduação em Engenharia Mineral

Universidade Federal de Ouro Preto
Campus Morro do Cruzeiro
Ouro Preto, cep: 35400-000
Minas Gerais
Brasil

Telefone: (31) 3559-1593


E-mailppgem@em.ufop.br